Com segurança no trânsito, a viagem é tranquila!
9 de novembro de 2015
Mostrar tudo

Como dirigir melhor?

Dicas básicas para o novo e velho motorista

dicas de direção

Cuidados ao entrar no veículo

Ao entrar no carro, ajuste tudo de acordo com a sua visão do trânsito. Os espelhos retrovisores devem estar adequados à sua altura e ao ângulo correto que te possibilite enxergar tudo ao seu redor. Sua posição no banco deve estar confortável para que seja possível uma maior dirigibilidade, por isso apoie suas costas no encosto enquanto o ajusta.

Nunca esqueça de colocar o cinto de segurança. Afaste-o de seu pescoço e o cruze no meio do peito, que é o jeito correto de colocá-lo. Tudo pronto para seguir viagem? Não tire mais as mãos do volante. Se for necessário, pare o carro em um local seguro para retirar as mãos da direção do veículo.

Cuidados diários para proteção ao dirigir

O motorista deve estar atento ao calçado que usará para dirigir. Os calçados mais indicados para quem assumirá a direção são sapatos fechados que dificilmente saem do pé, eles oferecem firmeza para o motorista. Tome cuidado com os objetos soltos dentro do carro, tais como tapetes, documentos, objetos ou até animais de estimação. Isso pode prejudicar a visão e atenção de quem está dirigindo.

Outro cuidado que se deve ter é com os passageiros. Ao partir, todos eles devem estar com o cinto de segurança colocado. Em um possível acidente que possa ocorrer, uma pessoa solta no banco pode causar uma grave lesão ao motorista ou passageiro que estiver a frente no veículo. Crianças de 0 a 7 anos e meio devem estar seguras em bebês conforto ou cadeirinhas específicas para as suas idades. Até os 10 anos as crianças devem ocupar o lugar de trás do automóvel.

Cuidados mecânicos com o automóvel

O veículo deve estar em perfeitas condições para seguir caminho. Verifique o estado das rodas a cada 5.000 km percorridos e calibre os pneus toda semana. Para reduzir o consumo de combustível, adote a pressão indicada para a carga máxima do seu veículo. Mantenha o tanque de combustível com volume suficiente, enchê-lo significa sobrepeso no veículo o que acaba consumindo mais combustível.

Motores antigos devem seguir as especificações da fabricante, com regulagens periódicas, motores atuais são regulados eletronicamente. Mantenha o nível do óleo lubrificante e troque-o na quilometragem indicada pelo fabricante, que consta no manual do veículo. Outra questão que se deve consultar o manual é quanto as recomendações do sistema de ignição do veículo, cheque e siga as orientações.

Vai viajar? Faça uma manutenção preventiva no seu automóvel. Verifique se está com alguma falha e previna-se contra problemas futuros. Não esqueça de verificar se o motor do veículo está na temperatura ideal que é 80 ºC.

Comportamento do motorista

Dirigindo calmo você tem maior segurança e gasta menos combustível. Ao transferir sua tensão para a direção, o consumo pode aumentar até 40%. Outro fator que faz você gastar mais é o excesso de velocidade, quanto mais rápido você for, mais estará gastando combustível. As melhores quilometragens por litro são alcançadas na velocidade entre 60 e 70 km/h.

O bom motorista não se resume àquele com diversas habilidades e manobras. O verdadeiro motorista é aquele que respeita as sinalizações, não estaciona em lugares proibidos, não faz ultrapassagens perigosas, não dirige acima do limite de velocidade permitido, não dirige embreagado e não coloca em risco a vida de pessoas inocentes. Ser um bom motorista é estar consciente e ter responsabilidade perante o veículo que está dirigindo, além do respeito as pessoas em volta.

A palavra do século com certeza é pressa. Todos querem chegar rápido, não tem paciência, faltam com a educação e arriscam suas vidas com manobras perigosas para estar a frente. Seja um motorista consciente! Alguns minutos a frente podem custar a sua vida e as de muitas outras pessoas.

Fonte: Auto Shopping Global

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *